CANDIDATURA À MEDIDA ESCOLA A LER

O AESMO divulga a participação das bibliotecas escolares das escolas básicas do 1.º ciclo e da Escola Básica dos Olivais (EBO) projeto "Escola a Ler", iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) e pela Direção-Geral da Educação (DGE), integrada no Plano 21/23 Escola+, visando trabalhar a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada, relegada para segundo plano devido às normas de contingência, quer impostas pelo Ministério, quer implementadas pelo Agrupamento.

Foram privilegiadas as ações "Leitura orientada", "Vou levar-te comigo!", "Livr' à mão" e "Projeto pessoal de leitura" que incluem, entre outras atividades, a organização de sessões periódicas de requisição domiciliária, a leitura silenciosa de um livro que o aluno traz sempre consigo ou o requisita na biblioteca escolar ou o retira das caixas "Livr' à mão", o desenvolvimento de projetos individuais de leitura, a leitura de livros que estimulem a prática regular da leitura e escrita.

As bibliotecas do 1.º ciclo e da EBO apresentaram uma candidatura ao projeto, tendo este sido financiado com uma verba de 2400€ destinada à aquisição de fundo documental.

Esta iniciativa, implementada em março de 2022, visa trabalhar a leitura e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha.

O período para desenvolvimento do projeto decorre até 31 de julho de 2023.


ESCOLA A LER

Quais os objetivos do projeto?

- Desenvolver as competências de leitura, melhorando a fluência e a compreensão leitoras.

- Fazer do uso do livro, da leitura orientada e da escrita uma rotina diária/semanal em sala de aula.

- Promover a literacia literária como instrumento para a fruição de textos gradativamente mais extensos e complexos, que garantam o gosto de ler.

Como metodologia, pretende-se trabalhar a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha, criando-se ROTINAS DE LEITURA

As atividades por nós selecionadas foram as seguintes:

1. Leitura orientada

Realização de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita: uma hora por dia no primeiro ciclo do ensino básico e uma hora por semana no segundo ciclo do ensino básico.

As aulas dedicadas à leitura podem dividir-se em vários momentos que cabe ao professor organizar de acordo com o seu próprio estilo de trabalho e com o ritmo da turma.

  • História breve, suscetível de ser lida sem interrupção.

  • História cuja extensão exige pausas na leitura e vários dias de trabalho. Modalidades de leitura

    Modalidades de leitura

    • Leitura em voz alta pelo professor acompanhada de leitura silenciosa pelos alunos.

    • Leitura em voz alta feita rotativamente por professor e alunos.

    • Leitura em coro ou estilo "jograis".

    • Leitura em parceria feita em voz alta por um aluno com apoio do colega do lado.

    • Leitura em voz alta na aula pelos alunos que preparam a leitura em casa.

    • Leitura gravada seguida de audição.

LER MAIS

ROTEIROS DE LEITURA


2. Projeto Pessoal de Leitura (3.º ciclo)

Desenvolvimento de projetos individuais de leitura que explicitem objetivos de leitura e impliquem o contacto com temas comuns em obras, em géneros e em manifestações artísticas diferentes (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)).

3. Vou levar-te comigo!

Dinamização periódica de sessões de requisição domiciliária na biblioteca escolar, em articulação com os docentes da turma e com recurso a estratégias motivadoras.

4. Livr' à mão

Leitura silenciosa de um livro que o aluno traz sempre consigo.
A atividade e respetiva seleção de livros é organizada pela biblioteca e desenvolve-se de forma articulada com o professor titular de turma/ professor de português/ diretor de turma, podendo aderir qualquer docente do conselho de turma.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora